![]()
Muitos acreditam que a função dos lubrificantes é apenas reduzir a fricção entre dois materiais, embora o seu papel principal seja esse, a utilização de um sistema de lubrificação adequado também traz outras funcionalidades como reduzir a temperatura, minimizar a corrosão nas superfícies metálicas, evitar a formação de resíduos e sedimentos, bem como para evitar a contaminação de partes críticas do sistema. Um sistema de lubrificação é projetado para garantir uma operação livre de falhas mecânicas e prolongar a vida útil das peças de uma máquina.
Para entender o que é um sistema de lubrificação, primeiro precisamos entender, para que ela serve.
Para que serve um Sistema de Lubrificação?
O atrito é a força que atua sobre objetos que entram em contato uns com os outros. Essa força resiste ao movimento desses objetos, e isso pode parecer algo ruim, mas nada se move sem atrito, logo, em alguns casos, é necessário reduzir e controlar esse atrito, é aí que a lubrificação se torna protagonista da história.
As superfícies dos materiais são rugosas e quando diferentes materiais se tocam, pequenos fragmentos do material mais fraco se quebram, aumentando o atrito e consequentemente gerando calor, por isso, usamos lubrificantes para reduzir o atrito e o calor das peças móveis em máquinas e sistemas.
Diferença entre a aplicação MANUAL X AUTOMÁTICA
O processo ou sistema de lubrificação pode ser manual ou automático. No uso manual o operador é responsável pela lubrificação, nesse processo uma grande quantidade de lubrificante é aplicada, visando a redução no número de intervenção humana nas máquinas e equipamentos.
Já na aplicação automática, podemos controlar e garantir a frequência de aplicação do lubrificante e a quantidade exata evitando o desperdício desnecessário de material. A maior vantagem na aplicação automática é a confiabilidade de lubrificar todas as peças da máquina por igual.
[+] LEIA TAMBÉM | Quais os benefícios de ter um sistema de lubrificação automática
Cadastre-se em nossa newsletter!
Preencha o formulário abaixo e receba as novidades sobre a Unicom do Brasil em primeira mão.
Agora, o que é um sistema de lubrificação?
Podemos considerar que o sistema básico de lubrificação é composto da seguintes itens:
- Componentes de Bombeamento:
- Bombas
- Gabinetes de Proteção
- Válvulas
- Painéis Elétricos
- Distribuidores
- Tubulações e conexões
- Fixadores
O sistema de lubrificação consiste na metodologia de aplicação do lubrificante em todos os pontos de uma máquina, nas quantidades, pressões e frequência corretas, a partir de um reservatório central.
Quais os benefícios de um sistema de lubrificação centralizado?
Produtividade: Não existe a necessidade de paradas programadas para a aplicação de lubrificante.
Economia: Elimina o desperdício de lubrificante.
Segurança: Lubrifica todos os pontos automaticamente, sem a necessidade de um operador no local.
Proteção ao Meio Ambiente: É um sistema organizado, limpo e sem vazamentos.
Redução de custos: Reduz a necessidade de mão-de-obra para a aplicação do lubrificante e garante maior vida útil dos equipamentos.
Eficiência e Confiabilidade: Dosagem correta, frequência determinada, sem erros, sem contaminantes.
Quais as principais aplicações um Sistema de Lubrificação?
O sistema de lubrificação centralizado pode ser utilizado em praticamente qualquer tipo de máquina ou equipamento, sejam eles móveis ou estacionários, desde pequenas máquinas têxteis com alguns pontos de lubrificação, maiores equipamentos de mineração e sistemas de manuseio de containers. Existe sempre uma tecnologia de lubrificação automática para atender às suas necessidades comerciais. Temos como parceira aqui na Unicom do Brasil a Groeneveld, que oferece sistemas de uma linha, duas linhas, várias linhas e progressivos.
A Groeneveld oferece o sistema certo de lubrificação automática para qualquer aplicação, desde os compactos para um número limitado de pontos de lubrificação, até o exclusivo Sistema de Lubrificação Twin de linha dupla para aplicações pesadas e utilização em circunstâncias exigentes, a Unicom do Brasil não fornece simplesmente um sistema de lubrificação, mas soluções sofisticadas para uma lubrificação automática bem ajustada para qualquer aplicação.
Conheça alguns segmentos nos quais os sistemas de lubrificação centralizados são amplamente utilizados:
- Papel & Celulose
- Petroquímica
- Siderurgia
- Máquinas ferramentas
- Transporte
- Açúcar & Álcool (Etanol)
- Mineração
- Óleo & Gás
- Energia Eólica
- Alimentação
- Fertilizantes
- Entre outros
Há sempre uma tecnologia de lubrificação automática para atender às suas necessidades. Você está em dúvida sobre qual é a melhor tecnologia para você? Caso queira mais informações sobre os benefícios de ter um sistema de lubrificação automática confira aqui no nosso blog!
